Para entrar em contato, escreva para justicaparapreta@gmail.com



Para ver o vídeo sobre a Verdade sobre os Pibulls, acesse o post aqui.

sexta-feira, abril 15, 2005

Crueldade desperta mobilização no Estado

Caso da cadela Preta, arrastada até a morte pelas ruas de Pelotas, gerou abaixo-assinados e protestos via Internet
LIA LUZ E RODRIGO CAVALHEIRO

A comoção causada pela história de Preta, a cadela arrastada em Pelotas por cinco quarteirões com filhotes no ventre, transformou-se em ação. Protestos e abaixo-assinados se espalharam pelo Estado, organizados tanto por grupos de defesa dos animais quanto por estudantes.
As amigas Manuela Wagner Espinoza, 14 anos, e Jéssica Bouvie, 13 anos, chegaram à aula na quarta-feira munidas de folhas brancas. Abaixo do cabeçalho "Cadela Massacrada em Pelotas", seguia um parágrafo descrevendo os maus-tratos sofridos por Preta.
As alunas da 8ª série do Colégio Salesiano Dom Bosco, na Capital, resolveram criar o abaixo-assinado após a cadela ter se tornado tema de revolta entre colegas e na família. Em algumas horas, o espaço das assinaturas estava lotado, com cerca de 45 delas.
- Na volta do recreio, se criou um bolinho de pessoas - afirma Manuela.
Ontem à tarde, as meninas visitaram uma turma de 6ª série. Antes de passarem nas classes, explicaram aos alunos o motivo de estarem ali. A dupla deixou a escola com quase 80 assinaturas.
- Queremos mandar o abaixo-assinado para alguém com mais poder, para que os responsáveis sejam punidos - reforçou Jéssica.
A mobilização pontual das amigas soma-se às manifestações de grupos organizados em torno da causa dos animais. A Internet é a principal ferramenta para aglutinar interessados.
- O site de um grupo reproduz a notícia de jornal, alguém se prontifica a colocar o abaixo-assinado em várias veterinárias e assim a reação se organiza - explica a psicopedagoga Laíza Fróes Scaf, fundadora do Grupo de Apoio ao Bem-estar Animal (Gabea).
No comando do Gabea, Laíza chegou a receber oferta de um fornecedor de ração interessado no filão representado pelo cadastro de e-mails. Quando ela extinguiu o grupo para cuidar de um filho, há cerca de dois anos, 1,2 mil compunham a listagem.
Ação de grupos tem sido eficaz
Exemplos da capacidade de mobilização são lembrados pela dona do site www.eugostodebicho.com.br, Letícia Eifler.
- Muita gente participa de listas de discussão sobre animais em sites no Brasil e no Exterior. Assim foi possível acabar com as touradas em Barcelona e boicotar produtos da China devido à morte de ursos - revela Letícia.
A rede entre associações de vários municípios é reforçada pela solidariedade.
- Quando falta ração para uma, outra ajuda, e assim nos conhecemos. As divergências somem nestes episódios - revela o presidente da Associação Rio-Grandense de Proteção aos Animais, Paulo da Silva Krebs, que até o final da semana deve receber um abaixo-assinado de Pelotas sobre o caso Preta.
( lia.luz@zerohora.com.br )
( rodrigo.cavalheiro@zerohora.com.br )