Para entrar em contato, escreva para justicaparapreta@gmail.com



Para ver o vídeo sobre a Verdade sobre os Pibulls, acesse o post aqui.

segunda-feira, março 12, 2007

Polícia: Episódio mudou consciência da comunidade


Desde a morte da cadela Preta, os defensores dos direitos dos animais dizem ter notado uma alteração da consciência de parte da comunidade de Pelotas quando o assunto é maus-tratos contra os bichos. Uma das provas disso é o estabelecimento da ativista Michele Silva que desde abril de 2005 se transformou em ponto de encontro e referência dos protetores dos animais na cidade. Somente em fevereiro 60 filhotes de gatos foram entregues ali para serem encaminhados à adoção. Em média, a cada dia dois novos animais entre cães e gatos são encaminhados ao local para dali serem levados a lares adotivos.
“Há uma preocupação maior das pessoas com relação ao destino dos animais sem dono e também no que diz respeito às denúncias de maus-tratos”, disse. Pelas contas da comerciante, pelo menos duas denúncias diárias são recebidas pelos funcionários da pet shop e repassadas às autoridades competentes.
Caso teve repercussão internacional
Noticiada nos primeiros dias de abril, a morte da cadela Preta ganhou repercussão nacional e internacional, especialmente através da Internet, onde foram criados blogs, grupos de discussão, fóruns, sites e pelo menos duas comunidades na rede de relacionamentos Orkut. Ainda hoje, dois anos depois, existem aproximadamente 680 referências à sentença “cadela Preta” no site de busca Google, que em sua maior parte se referem ao caso. A notícia ganhou amplo espaço, também, em programas de televisão de audiência nacional.
Além de uma passeata realizada no dia 16 de abril daquele ano, que reuniu 1,2 mil pessoas nas ruas de Pelotas - muitas vindas de outras cidades do Estado e até de outras regiões do País - também foi promovida outra manifestação semelhante no Rio de Janeiro e que levou centenas de pessoas para as ruas.
A morte de Preta virou, até mesmo, referência em sentenças judiciais, como a da juíza Rosana Chagas do 1º Juizado Especial Criminal de Nova Iguaçu (RJ), que citou o caso ao condenar um promotor de rinhas de cães da raça pitbull.
Ainda em abril de 2005 foi criado em Brasília (DF) um abaixo-assinado que pede a transferência do crime de maus-tratos aos animais da Lei de Crimes Ambientais para o Código Penal, com o objetivo de se obter penas mais duras para os culpados, que desde então percorre o País e hoje, prestes a ser enviado ao Congresso Nacional, conta com aproximadamente 12 mil assinaturas.
O QUE DIZ A LEI DE CRIMES AMBIENTAIS
(...) Artigo 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - Detenção, de três meses a um ano e multa. § 1º - Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. § 2º - A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

4 Comments:

At 5:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Sinto-me mal por saber que ainda não obteve o êxito “justiça" p esses infelizes..Podem contar comigo.
biolagarcia@hotmail.com

 
At 4:30 PM, Blogger Unknown said...

essa coisa que chamam de lei aqui no brasil, é só pra esses cretinos e gente que não merece estar aqui na terra zoarem com a nossa cara. e todas as pessoas que pagam seus impostos até hoje não tem o direito de andarem livremente.
isso é uma vergonha para nós seres humanos, nunca em minha vida gostaria de ter escutado algo tão triste quanto ao de essa cadela que não tinha nada ver com esse cara ou esse parasita que chamam de gente. eu te odeio alberto

 
At 7:34 PM, Blogger Mart@ said...

Essa lei é uma vergonha! Crimes ambientais devem ser punidos com mais severidade. Quanto mais eu conheço o ser humano, mais eu amo os animais. Esses covardes deveriam ser amarrados, como a pobre cadela e arrastados pelo asfalto para sofrerem a mesma dor! Eu odeio lixos como esses caras!

 
At 12:06 AM, Anonymous Andreza said...

qtos inocentes ainda terão de morrer pra que haja uma total mudança?? cansei disso gente...

 

Postar um comentário

<< Home