Para entrar em contato, escreva para justicaparapreta@gmail.com



Para ver o vídeo sobre a Verdade sobre os Pibulls, acesse o post aqui.

terça-feira, maio 03, 2005

Prefeitura se pronuncia no Diário Popular

Coluna Ponto de Vista de 30/04(http://www.diariopopular.com.br/30_04_05/ponto_de_vista.html)
Sobre o caso Preta
Algumas pessoas estranharam o fato de que o prefeito de Pelotas tenha mantido silêncio a respeito do caso da cadela Preta quando este ganhava as páginas de todos os jornais do país. Ora, num caso em que a prefeitura não tem responsabilidade sobre a punição dos culpados, seria fácil dizer o que todos esperavam ouvir e ganhar notoriedade às custas de um ato tão brutal. Não é esta nossa prática.Passado o momento mais crítico, tenso e dramático do triste episódio da morte da cadela Preta, o governo municipal vem, oficialmente, se manifestar a respeito do acontecimento que, por razão lamentável, colocou o nome de Pelotas na mídia nacional e internacional.Em primeiro lugar, é preciso dizer que lamentamos profundamente a barbárie cometida nas ruas de Pelotas. O que choca, mais que tudo, é a brutalidade e a crueldade cometidas contra um animal indefeso. Animal, é verdade, mas um ser vivo digno do respeito mais básico que devemos ter para com a vida. Lamentamos, em especial, o fato de que tenham sido jovens os autores da violência. É dos jovens que esperamos a rebeldia e as ações de vanguarda, mas o que é ser inovador, rebelde e livre na sociedade em que vivemos? Romper as convenções certamente não será reproduzir a violência urbana, a covardia e a falta de amor a que somos expostos todos os dias. Dos jovens esperamos as novas idéias, surpreendentes e inusitadas como a reação daqueles que foram às ruas manifestar sua indignação com a barbárie, a crueldade e a insensibilidade. Dos jovens esperamos o sentimento sempre renovado do respeito, da alegria e da solidariedade.A prefeitura de Pelotas quer se solidarizar com aqueles que sofreram e se indignaram com este ato de violência, com as sociedades protetoras de animais e com os inúmeros autores de artigos, e-mails e cartas que circularam pelo mundo sobre o caso Preta.Este é o momento adequado para expormos a situação difícil que Pelotas enfrenta na questão dos animais de rua. Temos mais de 60 mil cães nas ruas, maltratados e abandonados, que constituem um grave problema de saúde pública. Não há meios de resolver este problema a curto prazo. Nosso plano de governo é explícito nesta questão: queremos recolher os animais para que sejam submetidos à esterilização e devolvidos às ruas, como manda a lei municipal que rege o assunto. Vamos propor um convênio com a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, para que os estudantes possam colaborar com o projeto e temos confiança de que a população será nossa parceira para resolver o problema, adotando os cães recolhidos ao canil municipal.Por fim, deixamos nossa convicção de que Pelotas nunca mais será notícia nacional e internacional por atos de violência e de desrespeito à vida.
Bernardo de Souza
Prefeito de Pelotas

1 Comments:

At 4:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Belas palavras. Bons projetos.
Anseio que sejam concretizados o mais rápido possível: esterilização e colocação para adoção dos animais urbanos é fundamental para resolver o problema de saúde pública.
O das mentes pervertidas, problemas de (falta de) educação doméstica, de exemplo da sociedade em que vivemos, já é bem mais complicado...
Ana Lúcia Leão

 

Postar um comentário

<< Home